Destaques

“Com o Brasil na presidência, G20 terá ampla participação popular” diz presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11), após a 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Delhi, na Índia, o presidente Lula falou sobre os desafios que o Brasil irá enfrentar na presidência do grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo mais a União Europeia. Ele disse estar tranquilo quanto à capacidade do país em preparar a cúpula do Rio de Janeiro, marcada para novembro de 2024, e adiantou que o diferencial da presidência brasileira será uma maior participação popular nas discussões econômicas, sociais e ambientais.

“O Brasil tem condições de sediar um evento desse com tranquilidade, um evento bem feito, porque temos que cuidar da qualidade das discussões”, pontuou o presidente. “Nós queremos utilizar várias cidades brasileiras para que a gente faça o maior número de eventos possíveis do G20, tentar fazer um G20 mais popular. Ou seja, a sociedade se manifestar, a sociedade participar, para que a gente possa, nas conclusões, mostrar um pouco do retrato de um G20 mais participativo, de um G20 mais democrático”.

No domingo, pela primeira vez na história, o Brasil recebeu a presidência temporária do G20, que vai exercer no período de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Na ocasião, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, entregou a Lula o martelo que simboliza a Presidência do grupo.

(Com informações do site PT Brasil com edição)