Destaques

Modo petista de governar: Maranhão tem público recorde na Plenária Estadual do PPA Participativo

No último sábado (27), ocorreu em São Luís a Plenária Estadual do PPA Participativo, do Governo Federal, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão. O evento superou a expectativa de público, contando com mais de 2.700 inscritos, no maior lançamento e reunião do PPA Participativo até o momento, que tem como objetivo preparar os próximos 4 anos da gestão pública do Governo Lula.
“A Plenária Estadual do PPA Participativo em São Luís, no Maranhão teve a presença calorosa dos movimentos sociais. Foi lindo de ver! Agradeço a recepção do governador Carlos Brandão e a presença dos ministros Simone Tebet, Flávio Dino e Juscelino Filho. A construção do nosso planejamento está a todo vapor.”, comentou o secretário-geral da Presidência da República, ministro Márcio Macêdo.


A ministra de Planejamento Simone Tebet enalteceu a participação popular como fundamental para que as políticas públicas do Governo Lula cheguem com a força necessário ao povo brasileiro, “a participação popular é um dos pilares do projeto democrático e popular vitorioso no Brasil. A efetivação da democracia passa por um processo de democratização do Estado brasileiro. É nesse sentido que o Governo Federal está vindo aos Estados lançar o seu planejamento participativo, denominado Brasil Participativo, para assegurar e garantir que o povo diga quais são as suas prioridades para os próximos quatro anos. “, explicou a ministra.


Os ministros maranhenses Flávio Dino e Juscelino Filho falaram do trabalho estratégico de suas pastas e enalteceram a participação popular na plenária estadual do Maranhão. “Muito honrado em participar da plenária Maranhão do PPA Participativo. Por determinação do presidente Lula estamos ouvindo a sociedade para que, juntos, possamos construir um pais melhor mais juntos e menos desigual. No que diz respeito ao Ministério das Comunicações reafirmei: vamos levar inclusão digital e social para todos os brasileiros.”, declarou o ministro Juscelino Filho.


“Parabenizo todos os movimentos sociais que estiveram conosco na audiência pública do PPA Participativo, realizada no Maranhão. Instrumentos de Democracia Direta são essenciais para qualificar e fortalecer a nossa Democracia representativa.”, destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.


A mobilização estadual do PPA Participativo por determinação do governador Carlos Brandão ficou a cargo das secretarias de Planejamento e Direitos Humanos e Participação Popular. “Por determinação do Governador Brandão realizamos um feito que orgulha nós maranhenses. A Plenária Estadual do PPA Participativo com a presença marcante dos movimentos sociais, demonstrando nossa força e nosso poder de mobilização para contribuir com a construção de um Brasil melhor para todos, ao lado do presidente Lula.”, se manifestou a secretária estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, a petista Lilian Raquel.


“Governa-se dialogando com o povo, ouvindo suas demandas. E a Plenária Estadual do Plano Plurianual é indispensável para a elaboração de políticas públicas. Juntos, vamos construir um Maranhão e um Brasil de mais inclusão e oportunidade. “, frisou o governador Carlos Brandão.


Para o presidente estadual do PT-MA, Francimar Melo, o Brasil Participativo configura um retorno da participação popular na gestão federal após 4 anos de fragilidade desse mecanismo. “Poder ver o nosso governo fazer o PPA PARTICIPATIVO é gratificante, porque coloca as impressões digitais do povo no orçamento do governo federal. É o Governo Lula devolvendo ao povo a sua soberania e fortalecimento da nossa Democracia. Viva o nosso povo, o Brasil voltou!”, concluiu.

(Fotos: Zeqroz Neto).