Destaques

Modo Petista de Governar: parceria entre Governo do Maranhão e Eneva alavanca investimentos para educação maranhense

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, com a Diretora-Geral do IEMA, Cricielle Muniz e uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participaram – na última quarta-feira (31), de extensa agenda na sede da ENEVA, no Rio de Janeiro, para tratar de avanços na parceria com a instituição em favor da educação maranhense.

Durante a visita na empresa brasileira, que é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, o grupo da educação maranhense pode conferir de perto alguns dos investimentos em educação e responsabilidade social, que têm sido desenvolvidos pela Eneva no Maranhão. Iniciativas essas voltadas para o apoio à educação na primeira infância.

Recentemente, o Governo do Maranhão renovou a parceria com a Eneva para a ampliação do Projeto “Aprender: dentro e fora da sala de aula”, realizado em parceria com a ONG Laboratório de Educação (Labedu). 

“Um encontro extremamente produtivo na Eneva em que tratamos dessa excelente parceria que nós já temos [com eles] na área do ensino, com professores contratados, de base técnica para nos ajudar no Ensino Médio. E aproveitamos, também, para pedir apoio para a alfabetização de jovens e adultos. Eles gostaram muito do projeto e tudo indica que vão nos ajudar na nossa jornada pela alfabetização”, explicou o vice-governador petista, Felipe Camarão.

A Diretora-Geral do IEMA destacou a imporância do encontro para trazer ainda avanços na educação tecnológica profissionalizante do Estado, ” buscamos mais parcerias para a educação do nosso Estad, incluindo a implantação de laboratórios BNCC no EMA Pleno de São Domingos do Maranhão, que será inaugurado este ano pelo governador Carlos Brandão.”, informou a petista.

Ainda sobre a imersão nas atividades da Instituição, Felipe Camarão complementou que pode se aprofundar mais nas ações de investimentos em outras áreas do Maranhão, o que resultará na geração de empregos e mais desenvolvimento para o estado.

“Aproveitei o convite para conhecer também mais da empresa e os investimentos que eles têm para o Maranhão, para os próximos anos. Estou muito entusiasmado com as perspectivas para o Maranhão e para o Brasil. A empresa está investindo, está construindo o maior gasoduto privado do Brasil e acredito que o Maranhão irá crescer mais, gerando mais empregos e renda para o nosso estado”, reafirmou Camarão.

Investimentos educacionais

Na sede da Eneva a comitiva da educação maranhense foi recebida pela equipe de ESG e Recursos Humanos da organização, que apresentou aos membros da Seduc dados da parceria que tem levado mais educação às crianças – na faixa etária de 0 a 6 anos de idade – nos cinco municípios produtores de gás natural no Maranhão, que são atendidos pelo Projeto ‘Aprender: dentro e fora da sala de aula”.

“A Eneva já atua como parceira na educação, junto ao Governo do Maranhão, desde 2019, com apoio à educação infantil e outras parcerias com as prefeituras para o combate ao analfabetismo. E hoje foi um dia de muita gratidão da nossa parte porque a gente pode fazer uma revisita de todos os resultados que a gente obteve com mais de 24mil pessoas atingidas pelos projetos educacionais feitos pela Eneva e o Governo do Maranhão juntos, e também falar de oportunidades de melhorias tanto para a mão-de-obra local, quanto para a melhoria de índices educacionais”, afirmou a gerente de ESG da Eneva, Aline Louise.

Além de Felipe Camarão, a comitiva da educação maranhense contou com a participação da diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz; do subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; e dos secretários Adjuntos: Nádya Dutra (Gestão de Ensino e da Aprendizagem) e Delmar Matias (Educação Profissional e Integral).

“Mais uma importante reunião com uma grande empresa atuante em nosso estado. Viemos buscar recursos junto à Eneva para alfabetizar nossos maranhenses e também para melhorar e implementar novos cursos profissionalizantes em nossos Iemas e em nossas escolas em tempo integral”, concluiu o subsecretário Anderson Lindoso.