Destaques Últimas Notícias

Com mais de 800 inscritos, PT-MA mostra na abertura do Encontro Estadual força partidária e política

Em um evento com mais de 800 inscritos, o PT do Maranhão mostrou sua força política e partidária. O Encontro Regional do PT-MA, que aconteceu nos dias 18 e 19 de março contou com a participação de lideranças políticas nacionais, estaduais e municipais.

No primeiro dia do evento, que aconteceu no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, duas mesas temáticas aconteceram à tarde. A primeira tratou de “Legislação, Federação e Comunicação”, tendo como expositores o advogado Egberto (advogado da Federação) e Patrícia Carlos (sec. de Comunicação do PT-MA) com mediação de Ricardo (dirigente estadual) e a co vereadora de São Luís, Eunice Che. A segunda tratou de “Tática Eleitoral e Organização do PT”, teve como expositores Genilson Alves (coordenador do GTE), Rafael Almeida, Mary Ferreira (apresentando o Elas por Elas) e Bruno Cacau (apresentando o Representa).

O destaque da noite foi a mesa “Conjuntura Política” que contou a presença da presidenta nacional do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, a deputada federal Gleisi Hoffmann, que teve ainda a participação de partidos do campo democrático, os partidos da Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV), e também do PSB.

Ao parabenizar a expansão do PT no estado com muitas filiações e destacar a expressiva votação dos maranhenses no presidente Lula, Gleisi reafirmou a importância de manter a união do campo progressista, popular e democrático, agradeceu a resiliência da militância nos embates pela democracia e reafirmou o compromisso do partido com a reconstrução do Brasil.

“Temos um projeto de país para construir. É um projeto que não construímos em quatro anos. Para mudar e efetivar esse projeto precisamos de um tempo muito maior. É esse campo progressista que está aqui que tem essa responsabilidade e o PT também tem essa grande responsabilidade de fazer efetivamente a transformação que queremos ver no Brasil”, ressaltou Gleisi, que confirmou o apoio ao deputado federal Duarte Júnior (PSB) como pré-candidato à prefeitura.

“Estamos junto com ele na caminhada para elegê-lo prefeito de São Luís”, declarou em seu discurso no evento que teve a presença de do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador Felipe Camarão (PT), do presidente estadual do partido, Francimar Melo; do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) presidente da Federação Estadual Brasil da Esperança); e de Honorato Fernandes, presidente do PT municipal.

O encontro teve também a participação de vários dirigentes do PT nacionais, estaduais e municipais; deputados estaduais, vereadores, militantes e representantes de diversas entidades como MST, Ubes, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Maranhão (Fetaema), Federação das Artesãs, entre outras.

“Se não fosse a força, a resistência e a resiliência da nossa militância, não teríamos construído essa frente ampla. Nos momentos mais difíceis e sombrios foi a nossa militância que teve ombridade, ficou de cabeça erguida e foi para o enfrentamento quando todo mundo dizia que a gente não ia vencer, que o PT e Lula tinham acabado. Pra gente subir aquela rampa do Palácio do Planalto foram vocês que ajudaram. Muito obrigada por não desistirem nunca”, salientou Gleisi, ao destacar que o partido tem militância viva, atuante, que luta, critica, debate e que “não aceita as coisas de cima pra baixo”.

Gleisi saudou também a presença de representantes do PSol e PSB, partido do ex-ministro da Justiça e atual ministro do STF, o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, a quem Gleisi agradeceu pela resistência democrática.

Converter liderança de Lula em mandatos

O vice-governador Felipe Camarão destacou a importante parceria que o governador Caros Brandão (PSB) tem com o PT e também as grandes vitórias desde 1989 de Lula, Dilma e Fernando Haddad no Maranhão.

“Chegou a hora de marcharmos unidos e transformar a liderança do presidente Lula em mandatos, conversar com as pessoas porque a fábrica de fake news é ultrajante. Bolsonarismo não se cria no Maranhão”, anunciou Camarão, ao assinalar que a extrema-direita e o bolsonarismo ainda estão vivos.

“Temos que combater, não podemos ter medo de enfrentar a extrema direita machista, misógina, homofóbica, racista e preconceituosa. Só há uma solução: caminhar unidos contra essa violência, para nos livrarmos dessa chaga maldita pra que seja extirpado uma vez por todas”, finalizou.

Governador defende fortalecimento do PT

Ao declarar sua satisfação com a composição com o PT no Maranhão, o governador Carlos Brandão lembrou dos 73% de votos no presidente Lula. “O Maranhão é um estado lulista. Lula trouxe esperança que os brasileiros já não tinham mais”, ressaltou, ao defender que o PT saia fortalecido nas próximas eleições. “Ninguém tem a militância que o PT tem. Quero fortalecer o partido do presidente Lula”, reconheceu.

O deputado estadual José Inácio (PT) chamou a atenção para o alinhamento da eleição municipal com as eleições estadual e federal de 2026.

“Temos que compreender que a eleição municipal não é isolada da eleição estadual e nem da nacional. Precisamos fazer o embate agora com o compromisso de eleger uma grande bancada de vereadores e muitos prefeitos e prefeitas”, pontuou, ao destacar que somente este ano 20 ministros já estiveram no Maranhão anunciar obras do PAC e programas sociais.

Presidente Francimar ressalta a importância da presença de Gleisi no Maranhão

O presidente estadual do PT, Francimar Melo, agradeceu a militância petista, classe política e movimentos sociais presentes no evento, e sobre a importância dessa união para a defesa e fortalecimento da Democracia. Ressaltou ainda que o sucesso partidário do PT, com sua força popular, política e de militância se dá a forma preparada, aguerrida e destacada que a deputada Gleisi Hoffmann conduz o maior partido da América Latina. ” Nós temos compreendido claramente qual o papel do Partido dos Trabalhadores e a sua referência para nós tem sido marcante nesse período de gestão. Não só de gestão, mas de resistência, sobretudo, nesses últimos anos, agora podemos comemorar porque conseguimos eleger o nosso maior líder, que é o presidente Lula”, frisou.

(Redação: Ascom PT-MA e Ascom PT Nacional/ Imagens: Zeqroz Neto)