Destaques Últimas Notícias

Washington Luiz retorna à política e é empossado secretário da SERIF no Maranhão

Em um evento concorrido um dos militantes históricos do PT, Washington Luiz de Oliveira, retornou à cena política do Maranhão, ao ser empossado nesta sexta-feira (22), como titular da Secretaria de Estado de Representação Institucional no Distrito Federal. A cerimônia de posse aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque com a presença da classe política, magistrados e membros do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, movimentos sociais e da militância petista.

“ Acredito que a escolha do Washington para a SERIF foi muito acertada. Primeiro, pela competência política e técnica que ele possui. Um currículo que demonstra a sua habilidade de articulação e dialogo. Segundo, pelo seu respaldo junto ao governo federal e aos parlamentares federais, uma vez que também foi um deputado federal. E terceiro, pela sua carreira pública ilibada e de conduta republicana. Tenho certeza que em 2024 vamos potencializar o Maranhão ainda mais, e essa missão, perpassa a atuação do Washington na SERIF.”, comentou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Washington Luiz tem uma trajetória política sempre pautada na defesa dos ideais democráticos e republicanos. Foi fundador da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e militou como integrante do Comitê Brasileiro de Anistia – Seção do Maranhão. E, sempre teve as pautas populares, sociais e em defesa da classe trabalhadora como suas bandeiras de luta.

“ É com muita felicidade que estamos aqui. É um marco histórico para o Maranhão . Hoje o governador Brandão traz um soldado que vem para fortalecer esse time para trabalhar pelo nosso Estado, e quem ganha é o Maranhão. O comandante Washington com certeza cumprirá uma tarefa importantíssima tarefa de fortalecer, ainda mais, a harmonia entre o governo federal e estadual.”, destacou a dirigente nacional do PT e diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.

“ Sabemos da capacidade de liderança e articulação desse grande líder político do partido dos trabalhadores da Maranhão. Esse reforço na interlocução com o governo federal vai melhorar ainda mais os índices do nosso Estado. O PT e os movimentos sociais se sentem representados por você, companheiro. “, frisou o presidente estadual do PT-MA, Francimar Melo.

A militância política de Washignton se confunde com sua trajetória de vida. Foi militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B) no período de 1967 a 1987. No ano seguinte, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), sendo presidente do partido no Maranhão por dois mandatos. Integrante do Diretório Nacional do PT, também foi suplente de Deputado Federal em 1994, 1998, 2002 e 2004; assumiu o mandato de parlamentar na Câmara Federal de 2003 a 2004 e em 2010. Como deputado, integrou a Frente Parlamentar de Cultura, Igualdade Racial e Frente Parlamentar do Cinema Nacional. E foi um dos autores do projeto Ficha Limpa.

“É uma alegria vê que a nossa Federação está ocupando  cargos estratégicos no governo Brandão. Washington tem experiência para está na SERIF, por tudo o que já foi dito, mas sobretudo, porque é um militante dos movimentos sociais e assim, vem reforçar o time do Maranhão e do presidente Lula.”, disse o deputado federal Rubens Jr, vice- líder do governo Lula.

Washington Luiz Oliveira exerceu o cargo de vice-governador do Estado, eleito em 2010, com a governadora Roseana Sarney na coligação PMDB-PT. De janeiro de 2011 a novembro de 2013, por diversas vezes assumiu o governo do estado, participando ativamente das mais importantes decisões que envolveram o Maranhão. Em 2013, foi eleito para a Corte de Contas do Maranhão, no TCE implantou a Ouvidoria e foi o primeiro Ouvidor e também, foi presidente do Tribunal.

“Da minha emoção em vê o nome do Washington sendo aclamado por todos que conviveram contigo. É muito significativo sua posse hoje para nós, pela sua capacidade técnica e política. Comandante, seja bem-vindo de volta a política.”, destacou o vice-governador, Felipe Camarão.

Washington Luiz é graduado em História e desde 1973 reside em São Luís com a família. Uma vida dedicada à defesa do Estado Democrático de Direito e suas Instituições e só desenvolvimento do Maranhão.

“Agradeço o convite e confiança do governador Carlos Brandão e me sinto muito honrado em poder novamente contribuir com o Executivo do Maranhão. Contém comigo e com os ideais republicanos que sempre defendi. O Maranhão ganha mais um soldado que irá buscar as melhores oportunidades de fortalecimento econômico e social da nossa sociedade. Sabemos que há um esforço conjunto de muitas Instituições e do Governo do Estado para que o Maranhão tenha um melhor desempenho graças ao trabalho realizado de parceria entre o governador Carlos Brandão e o presidente Lula.”, reforçou o secretário da SERIF, Washington Luiz de Oliveira.