Sem categoria

PT-MA construindo políticas publicas através das Mulheres

Uma luta que diariamente se vence, assim as mulheres sempre estão vencendo barreiras sociais e estruturais. O voto feminino completa em 2023 91 anos e alguns desafios ainda são enfrentados pelas mulheres nos espaços de poder e decisão.

Nesse contexto, o Partidos dos Trabalhadores tem sido protagonista, ao eleger a primeira presidenta da República,  Dilma Rousseff e continua esse fortalecimento feminino sob o comando da presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman.

O PT-MA também prima por esse protagonismo. Acompanha a entrevista da ASCOM PT-MA com as gestoras petistas que compõe o Governo do Maranhão.

Cricielle Muniz- Diretora-geral do IEMA

1) Qual a sua perspectiva para as primeiras ações à frente da pasta?

O governador Carlos Brandão nos convidou para assumir a Diretoria Geral do IEMA, com o compromisso de continuar e ampliar o trabalho de excelência realizado pelo instituto, promovendo educação profissional, científica e tecnológica para toda a população maranhense.

2)Qual a importância dessa pasta para as políticas públicas defendidas pelo PT?

Os governos do PT fizeram uma verdadeira revolução na educação brasileira e  o acesso à educação sempre foi um dos pilares dos governos Lula e Dilma, o que permitiu que muitos mais jovens, filhos de trabalhadores, pudessem estar na faculdade. Através do IEMA, vamos buscar meios de viabilizar o amplo acesso, democratizando as chances dos alunos seguirem carreira científica e tecnológica independente da condição social.

3) Como pretende contribuir para reforçar as lutas das mulheres nos espaços de liderança e Poder, e como acredita que a pasta chefiada por você pode somar na luta feminina?

A minha presença aqui é muito significativa, eu sou a primeira mulher a comandar essa instituição, estou aqui abrindo portas e para além disso, além de garantir a entrada de meninas/mulheres dentro do IEMA, precisamos estudar formas de manter elas durante todo o processo de formação e prepará-las para o mercado de trabalho.

4) Deixe uma mensagem sucinta para as mulheres do MA e do PT-MA?

Companheiras e amigas, precisamos de mais mulheres pensando em políticas para as mulheres, ocupando os espaços de decisão e contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todas. Se somos muitas, então jamais caminharemos só!

Lilian Raquel Silva Souza- Secretária de Estado da SEDHIPOP

1)        Qual a sua perspectiva para as primeiras ações a frente da pasta?

Recebi com muita alegria essa missão dada pelo governador Carlos Brandão para comandar a pasta dos Direitos Humanos e Participação Popular. Me sinto muito honrada. Já acompanhava o trabalho que o Governo do Maranhão vem realizando e agora vamos dar continuidade com o compromisso com as populações em situação de vulnerabilidade social, com as comunidades e povos tradicionais, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, imigrantes, refugiados, crianças, adolescentes e idosos.

Faremos uma gestão participativa e transversalizada, de articulação com órgãos do poder público, do sistema de justiça e em constante diálogo com a sociedade civil.

O Governo do Maranhão está trabalhando para todos!

2)        Qual a importância dessa pasta para as políticas públicas defendidas pelo PT?

A pasta de direitos humanos está no centro da articulação de políticas públicas para a garantia da vida das populações em situação de vulnerabilidade social. É o órgão que faz o trabalho minucioso de receber as demandas da sociedade para buscar soluções junto às políticas finalísticas e ao sistema de justiça.

É na pasta de direitos humanos que são discutidos temas como acessibilidade, inclusão social, participação popular, redução da extrema pobreza, enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão, direito à terra, paz no campo, combate a LGBTFobia, educação em direitos humanos, intolerância religiosa, proteção à vida de defensores, crianças e adolescentes. E todos esses temas são tratados com muita responsabilidade aqui na Sedihpop.

O que o PT fará pelos brasileiros a nível nacional, nós seguiremos como exemplo para a efetivação de políticas públicas para a vida de todos os maranhenses.

3)        Como pretende contribuir para reforçar as lutas das mulheres nos espaços de liderança e poder?

A luta pelos direitos das mulheres faz parte da minha vida e da minha atuação enquanto gestora pública, não só por mim, mas por todas as que vieram antes de mim e pelas que ainda virão. Em breve me tornarei mãe de uma menina e sem dúvida isso tem um impacto ainda maior, pois acredito que ela e todas as meninas merecem um mundo que as veja como seres humanos de direitos, para que sejam livres, respeitadas, independentes, que possam ocupar espaços de poder e de decisão.

Então agora, estar nesse lugar de secretária dos direitos humanos e participação popular, reforça ainda mais o meu compromisso em atuar pela garantia do direito das mulheres cis e trans no acesso à educação, à saúde, à terra e ao trabalho digno.

4)        Deixe uma mensagem sucinta para as mulheres do MA e do PT-MA.

Ser mulher é um ato político e revolucionário. É se colocar no mundo disposta a enfrentar diversos desafios para viver com justiça e dignidade, para não ter nossos corpos violados, para que nossa voz seja ouvida, para que nossos direitos sejam respeitados e efetivados.

Então nesse momento de celebrações pelo Dia Internacional da Mulher eu quero dizer a todas as mulheres que nós não podemos desistir jamais. Que a nossa luta é todo dia e que a gente pode ser o que a gente quiser, desde que estejamos juntas, unidas, cuidando umas das outras.

Contem comigo!