Destaques

Exposição “Partido dos Trabalhadores: 43 anos de luta pela democracia brasileira” é lançada em São Luís

“Esse é um momento de grande satisfação para nós. Primeiro, estamos podendo contar a verdadeira história do PT. Segundo, porque ver vocês aqui nos dar a certeza e clareza do tamanho do nosso papel na sociedade brasileira. E o nosso compromisso de restaurar e unir o Brasil é uma missão que assumimos com o presidente Lula e o povo brasileira. Viva ao PT! Viva à Democracia Brasileira!”, destacou Francimar Melo, presidente do PT-MA na abertura da exposição “Partido dos Trabalhadores: 43 anos de luta pela democracia brasileira” em São Luís.

O evento faz parte da continuidade do calendário nacional das comemorações pelos 43 anos do PT e é um convite para  revisitar os momentos, lutas e conquistas que sintetizam marcos e marcas dessa história do tempo presente. A solenidade de abertura aconteceu nessa segunda-feira (14) no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O Maranhão é o segundo Estado a receber o evento, que é uma iniciativa da Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política, conta com acervo de dezenas de painéis. Nos Diretórios Estaduais a atividade é organizada pela Secretaria Estadual de Formação.“A exposição é uma importante ferramenta de formação política não apenas para os petistas, mas para a sociedade brasileira. É importante saber as origens e feitos do PT e de como a sua atuação tem sido relevante para a política brasileira, sobretudo, do campo de esquerda.”, comentou Ricardo Gonçalves, secretário estadual de Formação do PT-MA.

A exposição que ficará disponível para visitação na Assembleia Legislativa do Maranhão, de 14 a 18 de agosto, busca retratar alguns dos principais momentos dessa construção coletiva, com documentos que mostram a força e importância do Partido dos Trabalhadores na construção da democracia brasileira. “Celebramos os 43 anos de luta e resistência do nosso partido na construção da democracia brasileira ao lado de companheiros, amigos e simpatizantes.”, enfatizou Cricielle Muniz, dirigente nacional do PT.

O evento que contou com a presença de gestores municipais e estaduais, parlamentares, representantes de movimentos sociais, dirigentes partidários e militantes do PT trouxe à memória dos presentes a atuação política e social do maior partido de esquerda da América Latina. A 1ª presidente do Poder Legislativo maranhense, que foi petista por 10 anos enalteceu a importância daquele momento para a política maranhense. “Essa exposição é um resgate histórico de um partido que está reconstruindo o país. Nos 10 anos que passei no PT contribuí muito com o partido e hoje dou as boas-vindas a essa grande comemoração aos seus 43 anos.”, disse a parlamentar.

(Fotos: Zeqroz Neto)