Últimas Notícias

PT-MA reitera seu compromisso com a classe trabalhadora

O ano era 1886, em um chão de indústria em Chicago nos Estados Unidos, operários se unem para reivindicarem melhores condições de trabalho, entre elas: redução de jornada de trabalho e aumento dos salários. Assim, surgiu o Dia do Trabalhador, o 1 de Maio. No Brasil, as primeiras manifestações desse caráter surgiram em 1891, mas a data só se tornou feriado em 1924, no período chamado Estado Novo. Mas, só em fevereiro de 1980 que o Brasil o primeiro partido político fundado por trabalhadores, o PT, que surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

E as comemorações do 1 de maio de 2023 tem uma perspectiva diferente para o PT e suas lideranças, novamente o Brasil está sendo governador pela classe trabalhadora, pelo PT e avanços já podem ser vistos. Entre eles: a entrada em vigor do novo salário mínimo, retorno do Programa Minha Casa, Minha Vida, aprovação do Piso da Enfermagem e depois de mais de duas décadas os servidores federais terão aumento real de 9%. “ Hoje dia 1 de maio temos de volta um trabalhador governando o Brasil. Nós temos perspectivas das políticas públicas voltarem a serem feitas para os trabalhadores e trabalhadoras, porque esse foi o compromisso que nós fizemos com vocês. Porque quando o povo governa, o povo tem vez, a vida do povo melhora. Só há mudança de vez quando o povo é governado pelos seus trabalhadores e trabalhadoras. O Brasil está experimentando novamente essa experiência e eu quero dizer a vocês que nós queremos a cada ano, no dia primeiro de maio, apresentar a valorização do povo.”, destacou Francimar Melo, presidente estadual do PT-MA em evento dos Trabalhadores Rurais em Peri-Mirim.

O acesso à Educação sempre foi uma bandeira de luta do PT, sobretudo como ferramenta de valorização e aperfeiçoamento dos trabalhadores e trabalhadoras. “Presto minha singela homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses, em nome dos profissionais que atuam em nossas escolas e ajudam, dia após dia, a formar cidadãos e cidadãs de bem, que continuarão a contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado e da nossa Nação. Que Deus continue a abençoar o fruto do nosso trabalho”, enfatizou Felipe Camarão, vice-governador e secretário estadual de Educação.

Parlamentares petistas maranhenses também destacaram em suas redes sociais, o Dia do Trabalhador. O deputado federal, Rubens Jr relembrou o exemplo de luta e perseverança do presidente Lula, “ Lula sempre acreditou nos sonhos e na importância de não desistir deles, governou com compromisso social, sempre pensando nas pessoas mais necessitadas.”. O deputado estadual Zé Inácio frisou que “ hoje é o primeiro ano, após seis anos, em que os trabalhadores podem celebrar um governo que de fato se importa com os direitos deles.”.

Dirigentes nacionais também destacaram a data em seus perfis em redes sociais. Luis Henrique , secretário da Setres destacou que “ Dia do Trabalhador e Trabalhadora, dia de Lutas e Resistência. Viva a Luta Trabalhista.”. Cricielle Muniz, diretora-geral do IEMA enfatizou “ hoje é dia de luta e de comemorar o retorno do Brasil para o povo trabalhador.”. Gestores federais no Maranhão também se posicionaram , o superintendente do Incra, Zé Carlos frisou “ mais do que governar, o Partido dos Trabalhadores quer cuidar do povo brasileiro. Por isso, que quem defende a classe trabalhadora é o PT. Viva aos trabalhadores e trabalhadoras do nosso País.”.