Destaques Sem categoria Últimas Notícias

Em comemoração de Aniversário, PT-MA lança I Edição do Prêmio Manoel da Conceição

O Partidos dos Trabalhadores completa agora em fevereiro 43 anos de Fundação. No Maranhão, o Diretório Estadual da legenda preparou uma programação com atividades políticas, sociais, formativas e culturais. “ O PT é o maior partido de esquerda do Brasil, uma história construída com os trabalhadores e trabalhadoras que acreditam no poder do povo de construir uma trajetória de vitórias e desenvolvimento”, explicou Francimar Melo, presidente do PT-MA.

A principal novidade da programação foi o Lançamento do Prêmio Manoel da Conceição, em homenagem ao petista histórico que figura como um dos fundadores do Partido e líder da organização da resistência camponesa popular.

“O nome do Prêmio é uma homenagem ao líder camponês que lutou em prol da organização e da educação camponesa, desde a década de 1950. Manoel enfrentou a ditadura militar, foi preso, perseguido, tendo inclusive, perdido a sua perna. Engajou-se na luta pela criação do PT, em vários Estados, tornando-se um dos fundadores do Partido, em 1980.”, explicou a Secretaria de Organização e dirigente nacional do PT, Patrícia Carlos.

O Prêmio que acontecerá anualmente tem como principal objetivo o reconhecimento daqueles se dedicam ou dedicaram na luta democrática e popular no Maranhão, e se divide em 5 categorias: Direitos Humanos e Democracia, Educação e Cultura, Agrário e Meio Ambiente, Comunicação, Atuação Partidária. A premiação acontecerá na próxima sexta-feira (10), às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Para essa I Edição do Prêmio Manoel da Conceição foi criada uma Comissão que analisou os critérios para a indicação dos seguintes homenageados:
• Categoria Direitos Humanos e Democracia: 1. Chico Gonçalves, 2. Eriveth Silva Teixeira, 3. Flávio Dino, 4. Maria Denise Barbosa Leal, 5. MNU – Movimento Negro Unificado.

•Categoria Educação e Cultura:

  1. Claudia Lobo (póstuma), 2. Felipe Camarão, 3. Joan Botelho (póstuma).
    • Categoria Agrário e Meio Ambiente:
  2. Dolores Farias, 2. Nice Machado
    • Categoria Comunicação: 1. Edwilson Araújo, 2. Luís Pedro (póstuma)
    • Categoria Atuação Partidária:
  3. Helena Barros Helluy, 2. Ieda Batista (póstuma), 3. Salvador Fernandes (póstuma), 4. Washington Luís, 5. Zé Carlos, 6. Zé Inácio