Últimas Notícias

Mobilização do Programa de Combate ao Analfabetismo é iniciada na região Tocantina

A Assessora Especial do Secretário Felipe Camarão, Berenice Gomes, coordenadora das Ações de Combate ao Analfabetismo está em Imperatriz para dar continuidade às tratativas do Secretário e Vice-Governador, que esteve na Região no mês passado e retornará no final deste mês.

Dentre as agendas institucionais, a principal é a articulação de parcerias para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O ciclo de alfabetização dura 10 meses e inicia com um processo de mobilização e articulação que envolve os municípios, organizações da sociedade civil e empresas.

O Programa de Combate ao Analfabetismo, previsto para ser lançado em agosto, está na fase de articulação. “Iniciamos a articulação na região Tocantina por determinação do Secretário Felipe Camarão que esteve recentemente aqui e estamos dando sequência às articulações, buscando parcerias para este Programa que diz respeito a toda a sociedade”, pois a alfabetização, a partir dos 15 anos é uma questão de justiça social”, ressalta Berenice Gomes.

O Maranhão tem um número de quase 900 mil analfabetos e a região Tocantina é uma região que está em pleno desenvolvimento, inclusive tem tido o um forte apoio do governador Carlos Brandão que esteve mais uma vez na região, no dia ontem.

Na agenda constam as visitas institucionais aos órgãos de educação do Estado, a URE, assim como a Reitora da Uema Sul, Luciléia Lopes, a Associação Comercial de Imperatriz e o Centro Cultural Tatajuba.

A representante da Seduc visitou também o município de João Lisboa e esteve com o Prefeito Vilson Soares Lima, o Secretário Municipal de Educação Davison Sormanni  e apresentou o Programa, além das outras ações e as orientações do titular da pasta. “No município nós desenvolvemos ações de educação de jovens e adultos em escolas nas áreas rurais e o apoio do governo estadual, por meio da Seduc irá fortalecer este trabalho nos municípios”, destacou o prefeito. O gestor solicitou o apoio para as reformas dos anexos das escolas do Estado e transporte escolar para ajudar no deslocamento dos alunos.

Outra ação designada pelo Secretário Felipe Camarão foi a implantação dos Cursinhos Populares que terão o apoio do Estado. Para tratar dessa pauta, Berenice Gomes, esteve com o vereador Francisco Taylon, coordenador do maior Projeto de Cursinhos Populares do Maranhão que funciona em João Lisboa. “Nós vamos lançar a sétima edição do Cursinho Popular, dia 27 de maio e queremos contar com a presença do Secretário de Educação e Vice-Governador, Felipe Camarão. Nesta edição, a novidade será a preparação para concursos, a começar pelo concurso que será realizado pela Prefeitura de João Lisboa, afirmou o Vereador Taylon.

A agenda na Região conta com a articulação do Pastor Paulo Sérgio, Secretário Regional. A pauta conta ainda  com a visita ao Centro Cultural Tatajuba e a apresentação do projeto de Alfabetização que tem a Bíblia como instrumento pedagógico.