Destaques Últimas Notícias

Em comemoração aos 44 anos, PT-MA realiza II Edição do Prêmio Manoel da Conceição

O Diretório Estadual do PT-MA realizou a II edição do prêmio Manoel da Conceição. A premiação faz parte da programação dos 44 Anos do PT.
“O Prêmio Manoel da Conceição foi criado pela Direção Estadual do PT Maranhão, com o objetivo de homenagear pessoas e instituições que contribuíram ou contribuem para fortalecer a luta democrática e popular no Maranhão.”, explicou Patrícia Carlos, diretora de Comunicação do PT-MA.

A premiação também é uma forma de homenagear o líder camponês Manoel da Conceição, que foi um dos fundadores do Partidos dos Trabalhadores no Brasil. 

” O nome do Prêmio é uma homenagem ao nosso líder camponês que lutou em prol da organização e da educação camponesa, desde a década de 1950, enfrentou a ditadura militar, foi preso, perseguido, tendo inclusive, perdido a sua perna. “Mané”, foi exilado na Suíça, em 1967, e retornou ao Brasil, em 1979, com a Anistia, para continuar na luta. Engajou-se na luta pela criação do PT, em vários Estados, tornando-se um dos fundadores, em 1980.”, destacou o presidente do PT-MA, Francimar Melo.

O Prêmio é concedido por categorias a pessoa e entidades que têm se empenhado na luta popular. Foram esses os homenageados e homenageadas: 

1) Agrário e Meio Ambiente: FETAEMA – FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DO MARANHÃO e MST – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS SEM TERRA;

2) Atuação Partidária: ZÉ FILHO e  FERNANDO MAGALHÃES; 

3) Comunicação: KLEBER GOMES e  IRAMIR ALVES  ARAÚJO; 

4) Direitos Humanos e Democracia:  MARIA ALAÍDES e SOCORRO GUTERRES; 

5) Educação e Cultura: ARLETE BORGES e  ADEMAR DANILO;

A Secretária Adjunta da Secretária Estadual de Igualdade Racial e militante e filiada petista, desde 1986, Socorro Guterres enfatizou a importância de momentos como esse. ” Se formos contar a história do PT, vamos contar nossas próprias histórias, pois o PT somos nós e nossas vivências, nossas lutas!”, disse emocionada. 

O evento contou com a participação da classe política, lideranças dos movimentos sociais, acadêmicos e professores universitários. 

” O PT Maranhão na segunda edição do prêmio Manoel da Conceição demonstra que essa premiação já é uma marca de reconhecimento do partido a todos e todas que têm contribuído com seus legados de vida para a construção de um Brasil no qual a classe trabalhadora tenha vez e voz. O PT somos nós. Viva ao PT”, finalizou o presidente Francimar Melo.

ResponderResponder a todosEncaminharAdicionar reação