Últimas Notícias

PT-MA se reúne para definir plano de ações em Defesa da Democracia

De forma diligente, a Executiva Estadual do PT-MA, se reuniu nessa segunda-feira(9) para alinhar ações em defesa da Democracia, após o maior atentado já sofrido pelo Estado Democrático de Direito.

A reunião híbrida que ocorreu na sede estadual do Partido teve participação das forças que compõem a legenda, em um sinal de coesão em torno do projeto de Governabilidade do Brasil.

“Passamos por uma situação uma situação sem precedentes, noticiada pela imprensa internacional como maior atentado à Democracia brasileira. Tudo isso orquestrado por bolsonaristas extremistas que não aceitam o resultado legítimo da eleição presidencial. Estamos aqui hoje, de acordo com as diretrizes do Diretório Nacional do nosso Partido, e precisamos garantir em cada Diretório do PT as ações necessárias para que a vontade do povo em ter o presidente Lula como seu Chefe de Estado e Governo seja mantida. Não terá golpe.”, garantiu o presidente do PT-MA, Francimar Melo.

Para os representantes da Direção Nacional, a mobilização dos Diretórios Estaduais é fundamental para o êxito da governabilidade nesse momento. “ Ontem, vivemos um ataque de terroristas à nossa Democracia. E a nossa resposta será através da mobilização popular. O presidente Lula foi eleito de forma legitima pela maioria da população brasileira que espera e tem esperanças no nosso Governo, e isso será mantido. Os milhões de brasileiros e brasileiras que estão em vulnerabilidade social depois do governo fascista do ex-presidente Bolsonaro terão sim sua dignidade devolvida. Por isso, iremos nos mobilizar de forma permanente para essa garantia.”, pontuou Criciele Muniz, dirigente nacional do PT.

Um dos pontos destacados durante as falas dos presentes foi a importância da formação política para os militantes do partido e para a base. “Tudo que estamos vendo acontecer faz parte de uma formação política fascista e terrorista. Por isso, a Formação Política é fundamental para combatermos esse momento terrível da nossa história. Já fazia parte do nosso planejamento anual as ações de formação política nos diretórios municipais, e agora, a nossa tendência é intensificar isso não apenas com os nossos diretórios, mas agindo de forma organizada, também, na base. A sociedade precisa compreender o perigo do bolsonarismo e do terrorismo.”, declarou Ricardo Costa Gonçalves, secretário estadual de Formação do PT-MA.

Durante a reunião também foram tratados questões referentes a posturas de políticos que se posicionaram a favor dos ataques à Democracia e aos atos de terrorismo ocorrido no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal. “ Estamos preparando um documento oficial do nossos partido para cobrarmos um posicionamento das Casas Legislativas e do Judiciário, diante da postura de políticos maranhenses que se defenderam, e apoiaram esse terrorismo. Não pudemos ficar calados diante de tamanha violação ao Estado Democrático de Direito”, adiantou Patrícia Carlos, secretário estadual de Organização do PT-MA e dirigente nacional do Partido.

A mobilização popular , a partir dos movimento sociais, e o cumprimento a Ordem Democrática também foram pontuados no encontro. Para o vice-presidente, Raimundo Monteiro são pontos de fortalecimento para a garantia da governabilidade e legitimidade do Governo Lula. “ O PT lutou muito pela Democracia. O embate foi pesado para nós. E não podemos agora deixar todo o legado que construímos ser destruído pela face fascista e terrorista do bolsonarismo. Entendo que o caminho seja o dialogo cada vez mais permanente com os movimentos sociais, e o enfrentamento com o cumprimento irrestrito à nossa Constituição, o que temos feito até aqui. E a partir daí, conseguiremos garantir as condições para que as politicas públicas do nosso governo aconteçam.”, finalizou.

O Partido dos Trabalhadores no Maranhão irá desenvolver uma série de ações de formação e organização partidária e social para o fortalecimento e defesa da Democracia e suas Instituições, de acordo, com as diretrizes do Diretório Nacional do PT.