Destaques Sem categoria

Em apoio a Lula, multidões de vermelho dançam nas ruas do interior do NE

Chico Alves – Colunista UOL

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu reservar os últimos dias antes da eleição para fazer comícios e atos nos estados do Sudeste, onde tenta atrair os eleitores que em 2018 votaram em Jair Bolsonaro (PL). Isso não significa que na região onde é dominante, o Nordeste, a campanha tenha esfriado. Pelo contrário. Uma mobilização inédita nas cidades nordestinas do interior tem levado às ruas multidões de pessoas vestidas de vermelho, cantando e dançando atrás dos carros de som que tocam músicas em homenagem a Lula no ritmo popular do “piseiro”. São os chamados “arrastões” ou o “piseiro 13”, que viraram febre nessa eleição. Morador da cidade de Alexandria, no Rio Grande do Norte, o médico David Abrantes Pordeus acordou cedo no sábado (24) para ajudar a preparar o segundo “arrastão”, que ocorreria à noite naquela localidade. O sucesso do primeiro, realizado no dia 16, fez crescer a expectativa. “Acompanho a política local há 24 anos e nunca tinha visto algo assim”, disse ele à coluna. “É quase um Carnaval fora de época”

Como em Alexandria, outros oito municípios do estado fizeram eventos semelhantes no sábado. Ontem, o movimento se repetiu em pelo menos mais cinco cidades. Em todo o Nordeste, mais algumas dezenas de municípios anunciaram no último fim de semana “arrastões” ou “piseiros” em apoio ao candidato do PT. “Talvez essas manifestações alegres sejam o motivo de a diferença de Lula para Bolsonaro ser tão grande aqui na região”, arrisca Pordeus. “Ninguém fala, não tem discurso, só as músicas de ‘piseiro’ e o pessoal dançando e cantando nas ruas. Quando acaba um, os moradores já perguntam quando vai ser o outro”.

Em Alexandria, que tem 14 mil habitantes, os organizadores estimam que cada um dos dois eventos reuniu 4.000 pessoas. Ali, como em outras cidades, os apoiadores de Lula são atraídos por gigantescos sistemas de caixas de som, os chamados “paredões”, com iluminação colorida e tocando músicas a favor de Lula ou contra Bolsonaro que os nordestinos sabem de cor. A maioria dessas músicas é de autoria ou interpretada pelo baiano Júlio Hermínio Luz, conhecido como Juliano Maderada. Um dos maiores sucessos diz: “Tá na hora do Jair já ir embora/Arruma suas malas, dá no pé e vai embora”. Outra anuncia: “Deu saudade do tempo de Lula/ Que a vida era boa, eu comia, eu bebia/Tinha carne, cerveja e churrasco/ E meu Chevette cheio de gasolina”. As playlists têm ao menos 15 músicas nesse estilo. Foi essa mistura de música, dança e política que levou uma multidão às ruas de Toritama, em Pernambuco, no dia 16 de setembro. “Tivemos a maior concentração de gente por motivo político da história da cidade”, afirma Allerson Moura Chagas, presidente do PT local, que faz uma estimativa de 5.000 participantes. “Os apoiadores de Lula estavam com esse grito preso na garganta desde quatro anos atrás, quando ele foi impedido de concorrer para a Presidência”.

A organização do evento é quase igual em todas as cidades: os militantes se limitam a fazer uma vaquinha para pagar os carros de som e gravar pen drives com a sequência de músicas. Depois, basta distribuir cartazes nas redes sociais e contratar carros de alto-falantes para pedir que as pessoas compareçam com roupas vermelhas. No “arrastão” de Toritama, os organizadores contrataram apenas dois carros de som, mas no fim do evento contaram oito. “A multidão foi se formando e outros donos de carros resolveram se juntar à festa, de graça”, diz ele. A próxima manifestação está marcada para a próxima sexta-feira (30) e no sábado (1º) vai acontecer em muitas cidades”, diz ele. “Tem sido um movimento diferente de outros momentos eleitorais. Tem a participação de muitos jovens, é muito espontâneo, talvez porque não seja música no estilo de programa eleitoral, mas o piseiro mesmo”.

e no sábado (1º) vai acontecer em muitas cidades”, diz ele. “Tem sido um movimento diferente de outros momentos eleitorais. Tem a participação de muitos jovens, é muito espontâneo, talvez porque não seja música no estilo de programa eleitoral, mas o piseiro mesmo”.

As imagens dos “arrastões” nordestinos em apoio a Lula têm circulado pelas redes sociais com grande frequência. Somente em Toritama simpatizantes de Jair Bolsonaro tentaram fazer algo similar, mas com muito menos gente. No Maranhão, não há registro de nada parecido por parte dos apoiadores do presidente da República. “Por aqui não teve mobilização bolsonarista assim, não é o estilo deles”, explica o maranhense Francimar. “Eles normalmente fazem carreata ou motociata, que preenchem mais os espaços vazios com os veículos”.