Destaques Últimas Notícias

Setorial de Direitos Humanos do Pt/Maranhão promove encontro na sede do partido

O encontro promoveu debates acerca da conjuntura política, chapa majoritária e pré-candidatura de Lula à presidência.

O debate promovido pela Secretaria de Direitos Humanos do PT Maranhão, no último dia 18, contou com a participação da Pesquisadora da área de Ciência Política/UFMA, Dra Ilse Gomes, o Secretário de Agricultura e Dirigente Nacional Luiz Henrique Souza e o Presidente Estadual do PT Francimar Melo. Sob direção de Claudinei e Mary Ferreira de forma híbrida na sede do PT.

O Presidente Estadual iniciou as falas enfatizando a importância do Partido dos Trabalhadores para o Maranhão, lembrando que ainda estamos enfrentando os índices da pobreza que se agravaram com falta de comprometimento do Governo Federal, no cenário atual. Francimar acredita que o PT na chapa majoritária representa muito bem as questões dos movimentos sociais e das potencias políticas que compõem o partido, além de frisar que a volta do presidente Lula será a solução para este período tenebroso que o país vive.  

Dra. Ilse Gomes, ressalta a importância da escolha do vice em uma chapa majoritária, o que requer uma análise minuciosa para a construção de critérios e metas de curto a longo prazo. Para ela, cada critério possui um peso que está interligado à conjuntura dos partidos em disputa.  “O processo de aliança entre os partidos ocorre para a satisfação de determinados interesses políticos e econômicos, portanto o papel do vice em uma chapa majoritária é extremamente político, principalmente pelo papel que assume na governabilidade e na garantia da realização da agenda governamental”, afirma.

O Secretário Luiz Henrique analisa a posição do PT como a de maior potência política do Brasil, tendo com isso a missão de ser o “Farol da Esquerda” e o partido que dialoga entre os movimentos sociais, no que diz respeito às políticas públicas. Os candidatos eleitos possuem grande comprometimento com o partido, na visão do secretário. “A chapa com o PT, sai fortalecida, tendo em vista os acúmulos e bandeiras históricas defendidas pelo Partido. Considera-se o PT como a maior força política de Esquerda do País”, analisa.