Foi lançado na noite da última quarta-feira(20), na sede estadual do PT-MA, o livro “Brasil – 200 anos de lutas e resistências do povo trabalhador, uma iniciativa da Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com a Editora Hucitec, o evento teve participação cultural do cantor Wilson Zara.
A publicação é resultado dos Seminários realizados nos Estados pela FPA, em 2022 e a obra reúne os debates ocorridos na região Amazônica. “Esse livro representa o trabalho de diversas atividades desenvolvidas pela FPA no País em respeito à luta da classe trabalhadora nos últimos 200 anos. O PT do Maranhão é um grande parceiro da FPA, um exemplo que deve ser seguidos por outros diretórios no Brasil.”, comentou Everaldo Andrade, consultor da FPA, Docente da USP e Organizador da publicação.
O livro reúne textos de autores e autoras que participaram do Seminário no Maranhão, dentre eles, representantes dos movimentos sociais, como o MST e FETAEMA, entidades eclesiais, como, membro da igreja Católica e pesquisadores, pesquisadoras de História e outras áreas do conhecimento. Segundo, a Pesquisadora, militante do PT e Organizadora do Seminário no Maranhão, Berenice Gomes, a coletânea reúne perspectivas e recortes sociais e culturais da classe trabalhadora maranhense. “O Seminário realizado aqui no Maranhão que resultou no livro trouxe alguns aspectos que marcam a história do Brasil nesses 200 anos. E tratamos um pouco da importância do Maranhão nesse recorte e contexto histórico.”, enfatizou.
Para o secretário estadual de formação do PT, Ricardo Gonçalves, o evento inaugura um novo momento na formação partidária em alinhamento com o planejamento da Secretaria Nacional de Formação do PT. “Evento de suma importância. PT retomando em sua sede as atividades culturais. O lançamento desse livro reunindo a militância e parte da intelectualidade, um agenda formativa de grande relevância.”, pontuou.
Para a direção estadual do PT-MA, um momento de ocupação da sede do PT muito importante, que agrupa diversas vertentes e linguagens da sociedade e do partido. “A sede do PT é um espaço de resistência receber companheiros e companheiras junto aos intelectuais para nós tem um grande significado. E o lançamento dessa obra colaborativa para nós tem uma importância na luta e reconstrução do nosso Brasil.”, destacou Francimar Melo, presidente estadual do PT-MA.
(Fotos: Zeqroz Neto).