Destaques PT 45 ANOS Últimas Notícias

PT Maranhão celebra 45 anos com debates, reflexões e festival cultural

No último sábado, 8, chegou ao fim a programação dos 45 anos do PT Maranhão, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA). As atividades começaram às 9h, com a mesa “Desafios da Comunicação”.

Especialistas discutiram o impacto do digital na política. Participaram do debate Ana Flávia Marques, da Fundação Perseu Abramo (FPA), doutora em Comunicação; Márcio Carneiro, doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital; Ed Wilson Araújo, doutor em Comunicação com foco em comunicação popular; e Roberta Gomes, especialista em marketing digital e mídias sociais. A mediação foi realizada por Patrícia Carlos, Secretária de Comunicação do PT Maranhão.

Foto: Zeqroz Neto

Os debatedores abordaram temas como a importância da comunicação política para engajamento e mobilização, os desafios da desinformação nas redes e a necessidade de estratégias eficazes para ampliar o alcance das mensagens progressistas.

Ana Flávia Marques, diretora do Instituto Lula e doutora em Comunicação, afirmou:
“Se política é convencer pessoas, comunicação política é uma ferramenta para convencer mais gente, sempre com intencionalidade. E o mundo do trabalho sempre influencia a forma de organizar a comunicação, que hoje, por exemplo, é mais em rede, com mensagens com mais lastro.”

Márcio Carneiro, doutor em Tecnologia da Inteligência, avaliou que: “Desinformação ou ‘fake news’ não é um fenômeno novo que nasceu com as redes sociais. Sempre houve formas de manipulação, mas, no ambiente digital, isso gerou uma explosão de emissores. Nossos dados hoje são coletados o tempo todo, de graça, e usados por grandes empresas para nos influenciar.”

A última mesa abordou os desafios do Maranhão e o modo petista de governar e legislar, com nomes importantes, como os companheiros Enir, co-vereador pelo PT/MA, em São Luís, pelo Coletivo Nós; Creuzamar de Pinho, ex-vereadora; Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão; Vívian Farias, dirigente nacional do PT; Helena Barros Heluy, ex-deputada estadual pelo PT/MA; e Kelly Araújo, secretária adjunta de Promoção do IDH da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Nas falas, os participantes exploraram temas como os programas sociais que têm como objetivo melhorar a vida das pessoas, sempre com foco na inclusão e no combate a todas as formas de preconceito e exclusão, além de estratégias para melhorar a comunicação e a conexão com as bases.

Felipe Camarão destacou: “O modo petista de governar está muito bem ilustrado nas ações, políticas públicas e programas implementados ao longo de todos os mandatos petistas na Presidência da República. Programas como Minha Casa, Minha Vida, Prouni e Pé-de-Meia mudaram a vida de milhões de brasileiros e são exemplos claros de um governo feito para as pessoas, pensando nelas e melhorando diretamente suas vidas.”

Foto: Zeqroz Neto

Enir reforçou a importância da base: “O PT não existe sem as bases, sem a militância e sem a mobilização. O que fazemos no Coletivo Nós, por meio de nossas ações e projetos, é mobilizar a periferia para que entenda como esses direitos conquistados e políticas públicas chegam até eles. Somente com esse trabalho de conscientização conseguiremos sensibilizar e transformar a consciência política do eleitor.

Encerramento festivo

Após os debates, a comemoração dos 45 anos do PT Maranhão foi marcada por uma confraternização com feijoada, seguida por um festival cultural. As atrações incluíram a banda da Jardineira, Mara Bloco e Confraria do Chopp, encerrando a programação com música e celebração.

O evento simbolizou não apenas a história do partido no estado, mas também a continuidade de suas lutas e compromissos com a sociedade.